Constitui-se de uma oficina escola de Cerâmica artesanal, que produz “terracota”, ou cerâmica vermelha, decorativa e utilitária, que atende 100 alunos de 14 a 17 anos, no contraturno escolar e que, de forma alegre e descontraída, aprendem a arte da cerâmica. Todos os alunos recebem uma bolsa de iniciação ocupacional, de acordo com sua idade.
Cada setor da oficina escola é liderado por um monitor, que procura despertar nos alunos os valores da convivência em harmonia, a responsabilidade e respeito com os demais colegas. A este ambiente favorável, são acrescidos dispositivos educacionais, como palestras, diálogos, incentivos, etc., Assim, o aluno adquire uma disciplina consciente e se mune de recursos morais, capazes de promover, muitas vezes, também sua família e possibilitando sua integração harmônica no meio social.
A Oficina de Cerâmica é divida em seções, cada uma constituindo uma classe que é liderada por um monitor e seus auxiliares. Eles são responsáveis pela orientação de sua equipe, tanto no desempenho das atividades de aprendizagem, como na orientação educacional e relações humanas. Os monitores, em geral, foram alunos que apresentaram qualificativos de liderança positiva, e se mostraram sintonizados com o ideal do trabalho, tornando membro integrante da equipe.
é a equipe responsável pela produção das peças, em tornos; desempenham também tarefas que exigem que sejam feitas com o vaso recém torneado, como modelagem de detalhes e acessórios, como alças, cabos, etc;
realizam o polimento e entalhes decorativos na peça, antes de serem levadas ao forno. A queima é feita a 850º e é realizada por profissional habilitado;
São responsáveis pelo acabamento final no produto, com pintura, acessórios diversos e enceramento.
Central telefônica: 64 3491-1454
Inscreva-se para receber atualizações por e-mail sobre nosso trabalho e como você pode apoiar crianças e jovens. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Associação Adelino de Carvalho - 2020